Como tirar visto de estudante (F1) para os EUA - Minha experiência

01 janeiro 2016



Olá pessoal, tudo bem?!
Como vocês já sabem, estou estudando nos Estados Unidos e queria dar dicas sobre como conseguir o visto de estudante, que é bem chatinho e burocrático.
A partir de agora quero fazer uma programação de post sobre essa minha mudança, com dicas de onde morar, como programar a viagem, enfim, quase um "guia de intercâmbio"
Bom, depois dessa blábláblá todo, vamos ao que interessa né?!
O primeiro passo a ser dado é ter um passaporte, sem dúvidas esse é o passo mais simples, pois é só entrar no site da Polícia Federal, preencher seus dados, pagar a taxa e marcar para colher as digitais e tirar a foto. Esse trâmite no meu caso demorou 1 mês, porque não tinha data disponível para entregar a documentação, mas enfim, é super prático, basta entrar no site e ver tudo o que precisa ser feito www.dpf.gov.br
A parte mais importante é escolher uma escola ou curso, no país em que você deseja estudar, que possa conceder o visto de estudo para imigrantes (nos EUA o visto é o F1). O próximo passo é entrar em contato com a escola e pedir que eles façam o seu I-20 que é a documentação chave para o seu intercâmbio, é com ele que você vai (ou não) conseguir o seu visto e esse documento vai ser a sua "carteirinha de estudante" nos EUA. Nesse documento estará todas as suas informações, quem vai te bancar, onde você vai ficar, onde vai estudar, por quanto tempo e o dinheiro que você tem em conta. Para que a escola te forneça o I-20 é preciso que você passe para eles diversos documentos como, passaporte, extrato da conta de quem vai te custear, onde você vai ficar e outras coisinhas específicas. Eu tive que pagar 100 dólares de matrícula para a escola, e meu documento ficou pronto em 4 dias, super rápido, e o envio para o Brasil demorou 4 dias também, mas eu tive um custo de mais 100 dólares para o envio ser feito pelo Fedex, pois eu estava com o tempo super curto.
A escola que eu me matriculei não fez nenhuma prova ou teste comigo, apenas comprovou que eu teria condições de estudar, morar e comer por 1 ano, mas eu não sei se isso depende de cada escola, mas em breve farei um post sobre a escola que eu estudo e como eu fiz a escolha.
Com o I-20 em mãos foi a hora de marcar a minha temida entrevista no consulado americano, e como nunca tive visto para os EUA tive que preencher o (enorme) formulário chamado DS-160 onde qualquer pessoa que queira um visto (turismo, trabalho, estudo, etc...) precisa preencher e é mega chato, porque tem umas 10 páginas onde eles querem saber tudo da sua vida, e tem que ser respondido da maneira mais correta possível, porque uma pisada de bola pode comprometer a sua entrevista no consulado. Esse formulário custa 160 dólares e deve ser preenchido em inglês, por isso muita gente recorre a um despachante, pois a chance de errar é grande (link para preencher a DS-160 portuguese.brazil.usembassy.gov). Após realizar o pagamento da DS-160 é a hora de pagar a taxa SEVIS que é apenas para quem vai estudar e que custa 200 dólares, e pelo menos nessa taxa não precisa preencher nada, haha.
Finalmente chegou a hora de marcar a entrevista no consulado (link para poder marcar a entrevista https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv), e para isso eles pedem que esperem 48 horas após o pagamento das taxas, mas eu não esperei, marquei no mesmo dia que eu paguei, o importante é marcar a entrevista para pelo menos 48 horas depois, eu fiz o pagamento na quarta, na sexta fui ao CASV recolher as digitais e tirar a foto e na segunda fui ao consulado.
Ah, antes de ir ao consulado, tem o passo de ir ao CASV para tirar a foto do visto e colher a digital, agora sim você vai para a esperada entrevista, hahaha. Chegue na entrevista no dia marcado, mas sempre antes, pelo menos uns 15 minutos, e espere MUITO na fila até conseguir entrar, pois são várias filas até chegar no guichê de entrevista. Não vou contar minha experiência se não o post não acaba mais, hahaha, quero deixar para um post separado, pois foram muitas emoções.
Se o seu visto foi aprovado, parabéns, você vai recebe-lo em casa ou retirar no CASV (você escolhe a opção) e agora é só conter a emoção até a hora de embarcar. Caso seu visto não seja aprovado, não desanime, eles te darão uma justificativa e você pode refazer a entrevista quantas vezes quiser e pode até pedir para a escola enviar documentos que comprovem o que eles estão "desconfiando", mas o único problema é que a taxa tem que ser paga novamente e o dinheiro não é devolvido.
Bom, espero que vocês tenham curtido as dicas e que eu tenha ajudado de alguma forma, pois antes de fazer todos esse trâmites eu pesquisei em vários blogs e sites, e isso me ajudou muito. Se precisarem e ajuda e dicas deixem aqui nos cometários que terei o maior prazer de ajudá-los.
Me acompanhem no Instagram: @camillibrito
Curtam a Page no blog no Facebook e veja em primeira mão as postagens: Espaço da Beauté


Mil Beijos <3


Nenhum comentário

Postar um comentário

Comentem aqui, amores <3

© Espaço da Beauté - Todos os direitos reservados.
Criado por: Camilli Brito.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo